quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Disgeusia Causas


O gosto é a sensação que nos ajuda a detectar o sabor dos alimentos e outros materiais que são ingeridos. É os órgãos sensoriais chamados papilas gustativas (principalmente localizada na língua) que facilitam a detecção de gosto. Mas, existem certas condições que podem afetar nossa capacidade de saborear. Tais alterações do paladar são classificados em quatro tipos de chamadas parageusia, disgeusia, ageusia ou hipogeusia. Se você não sente o gosto, então a condição é denominada como ageusia, enquanto apenas uma sensação de ligeiro sabor é chamado hipogeusia. Em alguns casos, você pode sentir um gosto ruim em tudo e qualquer coisa que você ingere. Essa condição é chamada parageusia. Uma mudança no gosto que é frequentemente descrito como metálico, sujo, podre, etc, é chamado de disgeusia. Este artigo lida com algumas das causas disgeusia comuns.

Mais Sobre Disgeusia

Assim, disgeusia é descrita como uma condição caracterizada por um sabor distorcida. Enquanto, alguns especialistas em saúde usá-lo como um termo coletivo para designar todos os tipos de distúrbios do paladar, alguns outros o consideram como um tipo específico. Em suma, disgeusia é uma condição, em que a pessoa afetada experimenta uma alteração do paladar ou estranho na boca. Tal um gosto alterado pode ocorrer em qualquer pessoa em um momento ou outro. Mas, naqueles com disgeusia, a condição é quase persistente. Em caso de disgeusia, as pessoas afetadas podem descrever a alteração do paladar como metálico, salgado, sujo, salgado, rançoso, etc Por exemplo, comer um gelado podem produzir um sabor salgado ou metálico na boca. Algumas das pessoas afetadas pode até mesmo experimentar um odor alterado. Isso ocorre porque as sensações de paladar e olfato estão interligados.

Mas, o mais comum entre os efeitos disgeusia é uma alteração do paladar, especialmente, um gosto metálico na boca. Também tem sido observado que disgeusia pode ser um dos sintomas exibidos em determinadas doenças. Embora, em alguns casos, tratamento das doenças subjacentes podem ser suficientes para se livrar do disgeusia, em alguns outros casos, esta condição é quase crónica na natureza. Agora que você tem uma idéia básica sobre disgeusia, vamos dar uma olhada em algumas das causas para disgeusia.

Causas comuns de Disgeusia

Como mencionado acima, disgeusia pode ser permanente ou temporária conforme a causa. A seguir, são algumas das causas possíveis disgeusia.

* Os determinadas anomalias das papilas gustativas podem levar a disgeusia. Segundo alguns estudos, menor número de micro vilosidades nas células do broto gosto pode ser uma possível razão. Mesmo uma redução no núcleo e no citoplasma podem causar esta condição.

* A utilização de certas drogas é uma das causas disgeusia. Estes incluem alguns diuréticos, H1-histamínicos, tetraciclinas, penicilamina, metronidazol, etc Embora, alguns deles afectar os canais de sódio ligadas às células do broto paladar, alguns outros reagem com os iões metálicos na membrana da célula. Diferentes drogas afetam as papilas gustativas de um modo diferente, mas alteram o sabor e disgeusia causa.

* A quimioterapia é frequentemente associada com disgeusia e é uma das causas mais comuns para a condição. Este procedimento é encontrado para causar vários problemas orais, como ulceração das membranas mucosas, infecção, o mau funcionamento das glândulas salivares, etc Isto é dito para ser devido à exposição das células de gema de sabor aos fármacos utilizados na quimioterapia.

* Aqueles com deficiência de zinco são encontrados também ter disgeusia. Mesmo que não há nenhuma evidência conclusiva de provar o papel de zinco em causar esta desordem gosto, tem sido sugerido pelos especialistas que o zinco se encontra envolvida na produção, bem como reparação das células do broto gustativas.

O acima referido são algumas das causas mais comuns de disgeusia. Para além do acima referido, existem muitas outras condições que são encontrados para ser associado com disgeusia. Alguns deles são listados abaixo.

* Diabetes mellitus

* Síndrome da boca seca

* Refluxo gástrico

* Danos cerebrais (especialmente tálamo e cérebro médio)

* Danos ao nervo glossofaríngeo

* De Alzheimer e doença de Parkinson

* A esclerose múltipla e paralisia de Bell

* A intoxicação por chumbo

* Respiratória, bem como infecções do ouvido

* Os cirurgias como amigdalectomia

* Exposição das papilas gustativas para certos pesticidas

* A menopausa e gravidez

* Sapinhos

* Doenças Periodontais

* Fumar

Também foi observado que algumas pessoas podem desenvolver disgeusia, sem qualquer causa. Embora, em alguns casos, esta condição pode desaparecer como a causa subjacente é tratada, em alguns outros, é quase permanente. Os estudos mostram que na maioria dos casos, disgeusia podem ser tratados por tratamento da condição subjacente. Mesmo se não existe nenhum tratamento, em seguida, também, existem possibilidades que podem desaparecer dentro de um par de anos. Então, se você sentir sintomas tais disgeusia, contacte o seu médico e buscá-la diagnosticada e tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário